Pensar no futuro é inevitável, ainda mais quando é necessário garantir o próprio sustento e o da família depois de tantos anos de trabalho. É por isso que vale a pena ponderar o dilema entre aposentadoria por tempo de contribuição vs. aposentadoria por idade.
A seguir, você vai entender qual das opções é a melhor para você. Confira!
Como era a aposentadoria por tempo de contribuição, antes da reforma
Na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, homens precisavam acumular no mínimo 35 anos de contribuição com o INSS, enquanto mulheres necessitavam de 30 anos.
O cálculo do benefício era a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 até o momento do requerimento. A partir daí, era aplicado o fator previdenciário para obter o valor final do benefício.
Como funciona a aposentadoria por idade
A aposentadoria por idade, como o próprio nome indica, se baseia primariamente na idade do contribuinte.
Antes da reforma: Para os homens, a idade mínima era de 65 anos, enquanto para as mulheres era 60 anos.
O cálculo do valor considerava a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 até o pedido. Calculava-se 70% da média, aumentando 1% para cada 12 contribuições, até chegar a 100% do salário de benefício. Além disso, há a opção de aplicar ou não o fator previdenciário.
Após a reforma: Para os homens não houve alteração na idade mínima, permanecendo 65 anos, enquanto para as mulheres a idade mínima a partir de 2023 é de 62 anos.
Ambos devem comprovar 15 anos de contribuição ao INSS.
O cálculo do benefício considera 60% da média de todos os salários, maiores e menores.
Com acréscimo de 2% por ano de contribuição, acima de 20 anos, no caso dos homens.
E acréscimo de 2% por ano de contribuição, acima de 15 anos, no caso das mulheres.
Qual é a melhor opção entre aposentadoria por tempo de contribuição vs. aposentadoria por idade
É o contribuinte quem deverá avaliar qual é a melhor opção entre aposentadoria por tempo de contribuição vs. aposentadoria por idade dependendo das suas circunstâncias e particularidades.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, a aposentadoria por idade pode ser mais vantajosa do que a aposentadoria por tempo de contribuição, para aqueles que possuem um longo histórico de contribuições. No entanto, para realizar a escolha do melhor benefício para você, é preciso uma análise completa e personalizada do seu histórico de contribuições.
Tendo em vista as particularidades do dilema entre aposentadoria por tempo de contribuição vs. aposentadoria por idade, é natural ter dúvidas. Com as informações acima, é possível entender as principais diferenças entre essas modalidades, mas contar com ajuda especializada para fazer essa análise é muito importante para garantir a escolha mais benéfica. Conte com a consultoria da Prev Fácil para encontrar as melhores soluções em aposentadoria para você.