CENTRAL DE ATENDIMENTO(11) 3573-7000

É possível transformar Auxílio-Doença em Aposentadoria?

É Possível Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria?

O auxílio doença é um benefício previdenciário muito importante para os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que ficaram incapacitados para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Uma dúvida muito comum, entre as pessoas que recebem o benefício por muito tempo: É possível transformá-lo em aposentadoria?

O que é o auxílio doença e quem tem direito a recebê-lo?

É um benefício pago pelo INSS ao segurado incapacitado de realizar suas atividades laborativas, ou habituais por um período acima de 15 dias consecutivos. Não se exige que o segurado esteja incapaz para toda e qualquer atividade, mas sim que ele esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual ou atividades cotidianas.

Quer dar entrada no auxílio doença? Saiba o que é necessário!

Para requerer o benefício, são necessários alguns requisitos:

  • Carência mínima de 12 meses de contribuição: para que o trabalhador possa ter direito ao benefício de auxílio doença, exceto se o afastamento for decorrente de acidente de trabalho não se exigirá o número mínimo de contribuições;
  • qualidade de segurado: Todas as pessoas filiadas ao INSS e que fazem contribuições mensais ao INSS, tem qualidade de segurado;
  • incapacidade temporária: O trabalhador precisa possuir algum tipo de doença que o impeça de desenvolver as atividades normais em seu ambiente de trabalho;
  • laudo médico: indicando o CID e o período que eventualmente precisará se afastar do trabalho para realizar o tratamento. Esse laudo precisa ser emitido no prazo preferencialmente de 30 dias antes do requerimento junto ao INSS.

É possível transformar o auxílio doença em aposentadoria?

Muitas pessoas perguntam se é possível converter o auxílio doença em uma aposentadoria por invalidez ou uma aposentadoria por incapacidade permanente e a resposta é sim. 

Para isso, você tem duas opções: 

Abrir uma solicitação administrativa no INSS

Através da plataforma do Meu INSS, você mesmo pode abrir uma solicitação administrativa, onde você será reavaliado por uma perícia médica, a fim de comprovar a incapacidade permanente.

Entrar com uma ação diretamente na Justiça

Se você não concordar com o reconhecimento do benefício em caráter temporário, você pode entrar com uma ação judicial. Mas, para dar entrada na ação você precisará de uma consultoria previdenciária ou advogado especialista. 

Contudo, é importante ressaltar que nas duas opções acima é necessário apresentar documentos que comprovem a piora da sua incapacidade, além de passar por uma nova perícia médica.

Agora que você descobriu que é possível transformar o auxílio doença em aposentadoria. Veja abaixo alguns requisitos indispensáveis para ter direito ao benefício: 

Indivíduo se torna incapaz de trabalhar de forma permanente

O profissional não consegue mais exercer sua função de forma alguma, seja isso devido a um acidente ou doença.

Profissional cumpre as exigências da Previdência Social

O trabalhador passa por uma perícia médica para avaliação da  sua incapacidade de atuar na profissão. Na perícia também são necessários laudos que comprovem essa incapacidade. 

Tem qualidade de segurado e cumpriu o tempo mínimo de contribuições com o INSS

Sem estar na qualidade de segurado, não é possível ter direito ao auxílio doença. Daí a importância dos profissionais se manterem em dia com o INSS.

Como transformar o auxílio doença em aposentadoria?

Além de possuir os requisitos acima, o indivíduo precisa  passar pela análise médica pericial.

Ela é feita por um profissional vinculado ao INSS. Portanto, sua função é atestar ou não a incapacidade permanente da pessoa segurada. Então, durante esse processo, o médico vai analisar todos os documentos e exames clínicos.

Só após esse procedimento é que ele atesta a incapacidade. Em seguida, o indivíduo tem seu auxílio doença transformado em aposentadoria.

Diante desse cenário, é muito importante que o trabalhador mantenha seus registros médicos atualizados. Além disso, ele precisa fazer acompanhamento regular das condições de saúde.

Esse é um processo extenso, portanto, é importante buscar orientação de especialistas em direito previdenciário.

Mais de 30 mil pessoas já confiaram em nós para planejar o seu futuro, vem você também para a Prev Fácil!  Faça uma consultoria gratuita com a gente e tire todas as suas dúvidas referentes ao auxílio doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nossas novidades!