Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores que estão buscando a aposentadoria é saber quem tem direito à aposentadoria especial, que nada mais é do que o benefício concedido ao cidadão que exerce suas atividades exposto a agentes nocivos a saúde e segurança, como calor ou ruído, de maneira contínua e ininterrupta em níveis acima dos limites estabelecidos.
Para compreender melhor, os agentes estão divididos em três tipos, sendo:
- agentes químicos: como arsênico, benzeno e iodo;
- agentes biológicos: como vírus, bactérias e fungos;
- agentes físicos: como ruídos acima do permitido, calor intenso e frio excessivo.
Mas justamente por terem muitas situações que se encaixam nessas características, várias pessoas ficam com dúvidas ou nem sequer sabem que podem entrar com o pedido para receber esse benefício. Assim, perdem valores que poderiam ganhar a mais em suas aposentadorias.
Se você ainda não sabe se tem direito a esse benefício, continue lendo o artigo para descobrir!
Afinal, quem tem direito à aposentadoria especial?
O benefício da aposentadoria especial é concedido a todos os trabalhadores que comprovarem a atividade exposto a algum dos agentes nocivos descritos acima.
Entretanto, para ter direito a receber a aposentadoria por atividade especial, é preciso que o trabalhador comprove 15, 20 ou 25 anos exercendo a atividade em exposição — esse tempo varia de acordo com o agente nocivo.
Alguns grupos profissionais também são considerados especiais até 28/04/1995, não havendo necessidade de formulários que comprovem a exposição.
Ou seja, se você se enquadra nesses requisitos, já pode dar entrada no pedido da sua aposentadoria especial. Mas, para saber com certeza quantos anos você precisa ter trabalhado exposto a algum risco ou se você tem direito a esse tipo de aposentadoria, o ideal é buscar ajuda de uma consultoria previdenciária especializada que possa lhe auxiliar da melhor forma.
Como uma consultoria previdenciária pode te ajudar
O intuito de contar com a ajuda de uma consultoria previdenciária nesses casos é, justamente, entender se você:
- tem direito ao benefício;
- já pode fazer o pedido;
- se for necessário, quanto tempo ainda resta de contribuição.
Em alguns casos as pessoas exerceram mais de um tipo de atividade especial durante a vida profissional. Sendo assim, podem solicitar a aposentadoria somando os anos trabalhados em todas elas, mas muitas pessoas não sabem disso.
Ou seja, a consultoria irá facilitar todo esse processo, fazendo com que você saiba exatamente quando pode se aposentar, além de tirar outras eventuais dúvidas e guiar o seu pedido de aposentadoria.
Veja como funciona a consultoria previdenciária gratuita e comece a tirar todas as suas dúvidas sobre quem tem direito à aposentadoria especial agora mesmo!