CENTRAL DE ATENDIMENTO(11) 3573-7000

aposentadoria por idade

Aposentadoria por Idade — Você Sabe Como Funciona?

Após tantos anos de trabalho, nada mais justo do que conseguir a aposentadoria por idade para aproveitar esse período de descanso. Mas com todas as recentes mudanças na Previdência Social, você sabe como funciona todo o processo? 

Se estiver com dúvidas, continue a leitura deste artigo da Prev Fácil, pois aqui você entenderá melhor sobre:

 

  • como a Reforma afetou a aposentadoria por idade?; 
  • regra de transição da aposentadoria por faixa etária;
  • outras formas de conseguir o benefício.

 

Como a Reforma afetou a aposentadoria por idade urbana?

A Reforma da Previdência, em vigor desde 13/11/2019, trouxe mudanças significativas para o cálculo e a concessão da aposentadoria por idade. Atualmente, as regras e os requisitos para receber o benefício incluem: 

 

  • comprovar a carência mínima de 180 contribuições ao INSS; 
  • ter idade mínima de 65 anos para os homens;
  • ter idade mínima de 61 anos para as mulheres em 2021.

 

Outro detalhe importante, no caso das mulheres, é que, progressivamente, nos próximos anos, essa idade irá aumentar até se estabilizar nos 62 anos. Confira:

A partir de                                                       Idade para conseguir a aposentadoria
01/01/2021 61 anos
01/01/2022 61 anos e 6 meses
01/01/2023 62 anos

 

Aposentadoria por idade — rural

Para os trabalhadores rurais, é preciso ter 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres, para poder se aposentar. As pessoas que se encaixam nessa modalidade estão na categoria de Segurado Especial e a propriedade rural não pode exceder o limite de 4 módulos fiscais, de acordo com as leis municipais.

Além disso, pescadores também se encaixam, mas a atividade deve ser individual ou para economia familiar, sem o uso de grandes embarcações.

 

Aposentadoria híbrida

Esse modelo permite utilizar o período rural somado a atividade urbana para preencher os requisitos necessários para aposentadoria por idade. A idade mínima para requerer segue o modelo da aposentadoria por idade urbana, ou seja, 65 anos para homens e mulheres 61 anos no ano de 2021 (de acordo com a tabela progressiva).

 

Aposentadoria por idade para pessoa com deficiência

Esse tipo de aposentadoria para pessoa com deficiência permite antecipar 5 anos. Ou seja, as mulheres podem pedir com 55 anos e os homens 60. No entanto, é necessário comprovar o grau de incapacidade — que varia entre leve, moderado e grave.

Essa comprovação é feita mediante laudos médicos que atestem a incapacidade de grau leve, moderado ou grave, sendo o segurado avaliado pelo setor médico do INSS. No caso da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, basta comprovar o grau leve da restrição ou impedimento para o trabalho.

De acordo com a Lei Complementar 142/2013, quaisquer impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial se encaixam nessa modalidade. Sendo, portanto, qualquer barreira que impossibilite que a pessoa “participe de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas que não possuem tal impedimento”.

Agora que já sabe como funciona a aposentadoria por idade, entre em contato com a equipe da Prev Fácil para uma consultoria de aposentadoria gratuita! Nós somos especializados em ajudar você a receber seu direito de maneira fácil e tranquila!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nossas novidades!