A revisão da vida toda está sendo muito buscada por cidadãos aposentados atualmente porque permite que o cálculo seja refeito considerando períodos anteriores a julho de 1994. No entanto, a maioria das pessoas ainda não entende como isso funciona.
No artigo, saiba tudo sobre o assunto!
O que é a revisão da vida toda?
A Revisão da Vida Toda (RVT) é um tipo de revisão do cálculo da aposentadoria que considera todas as contribuições feitas pelo trabalhador desde o início de sua vida profissional, inclusive aquelas realizadas antes de julho de 1994.
Como funciona a revisão da vida toda?
Antes da RVT, o cálculo da aposentadoria considerava apenas as contribuições realizadas a partir de julho de 1994, o que muitas vezes resultava em valores menores para os benefícios previdenciários. Com a RVT, o objetivo é corrigir essa distorção, garantindo que todos os pagamentos sejam considerados no cálculo da aposentadoria, independentemente da data em que foram realizadas.
No entanto, é preciso compreender que essa revisão não é benéfica a todos, mas sim para aqueles que:
- tiveram altas rendas antes de 1994;
- passaram a pagar contribuições menores antes da data;
- ficaram muito tempo sem contribuir nos últimos 20 anos.
A RVT foi criada a partir de decisões judiciais e, atualmente, é um direito garantido aos segurados do INSS que desejam revisar o cálculo da sua aposentadoria. No entanto, para ter direito à RVT, é preciso comprovar todas as contribuições feitas desde o início da sua vida profissional.
Se você pretende fazer a revisão da vida toda, o ideal é procurar um advogado que possa auxiliar o seu caso.
Como um advogado especializado pode auxiliá-lo com a revisão da vida toda?
Sem um advogado ou sem uma consultoria previdenciária, você corre o risco de ter o seu benefício suspenso caso haja algum erro no ato concessório quando o INSS for analisar o pedido. Além disso, também há o risco de ter a sua renda mensal diminuída.
Por esse motivo, é imprescindível que a pessoa que deseja entrar com um pedido de revisão da vida toda tenha a ajuda de um especialista no assunto para realizar os cálculos previamente antes de formular o pedido revisional.
Outro fator é que esse especialista previdenciário tomará todos os cuidados necessários considerando as regras e o banco de dados do INSS. É preciso formular um pedido de maneira robusta, com a carteira de trabalho contemporânea, além de procurar o ministério do trabalho para solicitar informações que serão de extrema importância no cálculo da revisão.
Para isso, a Prev Fácil conta com uma equipe preparada e pronta para atender somente as pessoas que se aposentaram durante o período citado, além de oferecer os cálculos de forma gratuita.
Portanto, se você pretende fazer a revisão da vida toda e precisa de ajuda durante o processo, entre em contato com a Prev Fácil e conte com uma consultoria previdenciária pronta para te ajudar com o assunto!