CENTRAL DE ATENDIMENTO(11) 3573-7000

Quem Tem Aposentadoria Especial Pode Continuar Trabalhando?

Quem Tem Aposentadoria Especial Pode Continuar Trabalhando?

Uma dúvida muito comum das pessoas é se quem tem aposentadoria especial pode continuar trabalhando. Mas a resposta depende de alguns fatores.

Você pode continuar recebendo o benefício ou ele pode ser cancelado, dependendo da função que você escolherá exercer após a aposentadoria. Para entender melhor, continue a leitura!

O beneficiado com a aposentadoria especial pode continuar trabalhando? 

Antes de tudo, é necessário compreender que a aposentadoria especial é o benefício concedido pelo INSS a quem trabalha em ambientes com condições insalubres. Entre eles, serviços que expõem o trabalhador a:

  • agentes químicos, físicos e biológicos que podem fazer mal à saúde;
  • periculosidades, que são os fatores que trazem risco de morte.

Portanto, como algumas profissões têm condições  mais agressivas do que outras, existem diferentes  níveis de insalubridade, divididos entre grau mínimo, médio e máximo.

Com isso, você pode se perguntar se quem está recebendo a aposentadoria especial pode continuar trabalhando ou irá perder o benefício… No entanto, essa resposta depende bastante.

No entanto, o cancelamento da aposentadoria especial acontece se o cidadão continuar trabalhando em um local definido como atividade insalubre, mesmo que troque a profissão em si.

Como você viu, essa definição dependerá das condições e do ambiente de trabalho no qual você será inserido. Se estiver exposto a agentes nocivos à saúde ou que tenha riscos de vida, a atividade é caracterizada como insalubre. 

Portanto, se você assinar a sua carteira de trabalho em uma função que caracterize atividade comum, ou seja, todas aquelas que não implicam em risco à saúde, você não perderá o seu benefício da aposentadoria especial.

Sendo assim, também fica claro que o trabalhador não pode continuar exercendo a mesma função pela qual se aposentou, caso contrário, o benefício será cancelado. 

Se você está buscando saber mais sobre o tema porque deseja se aposentar nesta condição, veja também o que você deve saber para instruir o seu pedido de aposentadoria especial e conseguir o reconhecimento do direito ao melhor benefício!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nossas novidades!