Uma dúvida muito comum das pessoas é se quem tem aposentadoria especial pode continuar trabalhando. Mas a resposta depende de alguns fatores.
Você pode continuar recebendo o benefício ou ele pode ser cancelado, dependendo da função que você escolherá exercer após a aposentadoria. Para entender melhor, continue a leitura!
O beneficiado com a aposentadoria especial pode continuar trabalhando?
Antes de tudo, é necessário compreender que a aposentadoria especial é o benefício concedido pelo INSS a quem trabalha em ambientes com condições insalubres. Entre eles, serviços que expõem o trabalhador a:
- agentes químicos, físicos e biológicos que podem fazer mal à saúde;
- periculosidades, que são os fatores que trazem risco de morte.
Portanto, como algumas profissões têm condições mais agressivas do que outras, existem diferentes níveis de insalubridade, divididos entre grau mínimo, médio e máximo.
- Leia também: Saiba quem tem direito à aposentadoria especial
Com isso, você pode se perguntar se quem está recebendo a aposentadoria especial pode continuar trabalhando ou irá perder o benefício… No entanto, essa resposta depende bastante.
No entanto, o cancelamento da aposentadoria especial acontece se o cidadão continuar trabalhando em um local definido como atividade insalubre, mesmo que troque a profissão em si.
Como você viu, essa definição dependerá das condições e do ambiente de trabalho no qual você será inserido. Se estiver exposto a agentes nocivos à saúde ou que tenha riscos de vida, a atividade é caracterizada como insalubre.
Portanto, se você assinar a sua carteira de trabalho em uma função que caracterize atividade comum, ou seja, todas aquelas que não implicam em risco à saúde, você não perderá o seu benefício da aposentadoria especial.
Sendo assim, também fica claro que o trabalhador não pode continuar exercendo a mesma função pela qual se aposentou, caso contrário, o benefício será cancelado.
Se você está buscando saber mais sobre o tema porque deseja se aposentar nesta condição, veja também o que você deve saber para instruir o seu pedido de aposentadoria especial e conseguir o reconhecimento do direito ao melhor benefício!