CENTRAL DE ATENDIMENTO(11) 3573-7000

Vale a pena pagar INSS morando no exterior?

Vale a pena pagar INSS morando no exterior?

Você sabia que quem mora no exterior pode pagar INSS? Dessa forma, você preserva os seus direitos previdenciários no Brasil, como se aposentar por idade ou por tempo de contribuição no país, além de também garantir o direito a benefícios como: benefício por incapacidade temporária ou permanente (antigo auxílio-doença) e  pensão por morte aos seus dependentes.

Neste texto, vamos apresentar algumas razões para você tomar essa decisão, além de explicarmos como esse processo é feito. Também falaremos sobre o valor de contribuição para garantir seus benefícios e se realmente vale a pena essa ação.

Qual a importância de pagar INSS mesmo residindo fora do Brasil?

Uma das principais razões para continuar pagando INSS mesmo morando no exterior é a garantia dos benefícios previdenciários brasileiros, independentemente se você  planeja ficar fora do  país por um curto período de tempo ou indefinidamente.

Alguns dos benefícios que você terá direito:

Como é possível pagar INSS enquanto se vive no exterior?

Para pagar o INSS morando em outro país, é preciso acessar o portal do Meu INSS e acessar o serviço de “Código de Pagamento”. O site gerará um código no qual é possível realizar o pagamento do tributo em bancos conveniados ou pela internet banking.

Para realizar esse processo, é importante ter alguns documentos em mãos, como:

  • CPF;
  • número do benefício ou inscrição;
  • comprovante de residência no exterior.

É importante saber que as contribuições para o INSS devem ser realizadas como contribuinte facultativo no código 1406 – alíquota de 20%.

Em que caso não é vantajoso contribuir para o INSS?

Não é vantajoso pagar o INSS no Brasil se o país estrangeiro em que você reside e trabalha já tiver acordo internacional com o INSS, pois as contribuições realizadas no país estrangeiro poderão ser utilizadas aqui no Brasil, caso você retorne e queira se aposentar aqui.

Qual o valor a ser pago ao INSS por conta própria morando no exterior?

O valor a ser pago de INSS dependerá da sua faixa de renda. A contribuição mínima é de 5% do salário-mínimo brasileiro vigente, podendo chegar a 20% desse valor.

Já com relação às alíquotas aplicáveis, elas podem ser de 20% para faixas de contribuições menores, ou até 11% para faixas mais elevadas, o que dependerá do montante declarado.

Realmente vale a pena pagar INSS morando no exterior?

Sim, vale a pena continuar pagando o INSS mesmo morando no exterior! Dessa forma, você continuará garantindo os seus benefícios que poderão ser usufruídos caso você decida voltar para o país ou até mesmo se decidir continuar morando fora.

É muito importante garantir um futuro financeiro estável, mesmo se estiver em outro local, já que muitos países não oferecem projetos previdenciários gratuitos, ou são exclusivos para nativos. Além disso, o INSS oferece flexibilidade de contribuição e acesso facilitado por meio do portal on-line, tornando o processo simples e eficiente.

Portanto, agora você já sabe quais os benefícios de pagar INSS mesmo morando fora do país, além de como fazer esse processo de forma simples e rápida por meio da internet. Garanta os seus direitos para uma aposentadoria saudável e confortável!

Quer saber sobre a aposentadoria brasileira e quais são os requisitos mínimos para adquiri-la? Confira artigo no blog no qual trouxemos mais detalhes sobre aposentadoria pelo INSS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber nossas novidades!