Pense no seguinte cenário: após um período de espera que, para muitos, pode parecer anos, você finalmente pode comemorar “minha aposentadoria foi aprovada!”. Grande parte das pessoas já tem muitos planos para o valor do benefício. Seja pagar as contas ou se dar um merecido tempo de descanso e relaxamento.
Entretanto, o que muitas vezes acontece é o beneficiário acabar decepcionado com o valor aprovado pelo INSS. Isso porque, mesmo com os cálculos prévios, variações nos valores finais da aposentadoria ocorrem com frequência.
Mas calma, porque caso isso esteja acontecendo com você, é possível realizar algumas ações para tentar reverter a situação. Confira!
O que fazer se minha aposentadoria foi aprovada com um valor menor do que o esperado?
Quando esse tipo de situação acontece, muitas pessoas pensam que tudo está perdido e que não há o que fazer, mas você não é obrigado a aceitar o valor que está na carta de concessão do benefício!
Se você ainda está pensando “minha aposentadoria foi aprovada, mas o valor é muito baixo. E agora?”, veja três atitudes que você pode tomar:
1. Verificar se o valor foi integralmente concedido
Pode acontecer do seu benefício ser parcialmente concedido. Ou seja, alguns vínculos de trabalho não constam no sistema do INSS. Pois, algumas empresas descontaram o INSS mas não repassaram o valor, ou eventuais erros do sistema previdenciário.
Esse é o tipo de coisa que faz com que o valor da sua aposentadoria caia bastante!
Uma forma de recorrer a isso é protocolar um pedido de revisão apresentando os erros. Assim , é possível apresentar novos argumentos e outras documentações para comprovar seu direito a um determinado período de trabalho ou salários de contribuição que não tenham sido considerados.
Atualmente, é permitdo aproveitar períodos de atividade especial em todas as espécies de benefícios, o que pode representar um aumento significativo no valor recebido.
Para pedir essa revisão, você pode preencher o formulário de recurso e depois anexar o seu pedido no site ou aplicativo do Meu INSS.
Mas fique ligado, porque o prazo para interpor o recurso é de 30 dias, contados a partir da data em que você esteve ciente da decisão do seu requerimento administrativo.
Contudo, se você preferir podemos te ajudar com a sua revisão! A Prev Fácil é especialista na área previdenciária, com mais de 20 anos de experiência no mercado. Nós iremos analisar o seu caso, para entender o que houve e te auxiliar com o pedido de revisão, seja em esfera administrativa ou judicial.
2. Verificar se houve erro de cálculo
Em alguns casos, a razão para um valor de aposentadoria abaixo do esperado é um erro de cálculo por parte do INSS. Para verificar se esse erro ocorreu, é preciso ler com atenção a carta de concessão do benefício, na qual estão explicados todos os valores e documentações consideradas na definição do valor concedido.
Nesse tipo de situação, é possível pedir uma revisão da sua aposentadoria. Assim, o Instituto fará uma nova análise para verificar possíveis erros. Se você desejar, também é possível enviar novos documentos de comprovações.
3. Atrasar a aposentadoria
A última alternativa é a opção para quando você acha o valor baixo, mas realmente não há o que fazer no momento, pois o seu tempo de contribuição é menor do que o necessário para receber um benefício maior. Caso isso aconteça, você pode continuar trabalhando normalmente e optar por atrasar a sua aposentadoria.
Anos depois, é possível fazer a solicitação de uma nova aposentadoria.
Se você se interessa pelo assunto, continue lendo o nosso blog para entender melhor sobre!