Dar a entrada na aposentadoria é o sonho de muitas pessoas, afinal, isso quer dizer que finalmente você poderá viver de maneira mais tranquila depois de tantos anos de trabalho. Além disso, é um momento em que muitos planos e novos projetos são feitos.
Entretanto, esse período também traz muitas dúvidas, principalmente com a reforma da previdência, que mudou algumas regras para os cidadãos garantirem o benefício.
Portanto, se você acha que está na hora de se aposentar, mas não sabe quais são os critérios e os documentos necessários, veja como um escritório de consultoria previdenciária, como a Prev Fácil, pode te ajudar!
Quais são os critérios para dar entrada na aposentadoria?
Primeiramente, é importante entender que o INSS oferece diferentes tipos de aposentadoria, sendo os três principais:
- a aposentadoria por idade;
- a aposentadoria especial;
- a aposentadoria por incapacidade permanente e temporária. .
Dessa forma, cada tipo de benefício tem seus pré-requisitos de idade, tempo de contribuição e atividade exercida. Após fazer uma análise de cada um deles em relação à sua situação pessoal, é possível saber em qual você se encaixa para dar entrada na aposentadoria.
Mas você também deve saber que o tipo mais comum de aposentadoria é a aposentadoria por idade que, em 2022, segue as seguintes regras:
- homens precisam ter, no mínimo, 65 anos de idade e somar 15 anos de contribuição ao INSS;
- mulheres devem ter, no mínimo, 61 anos e 6 meses de idade e também somar 15 anos de contribuição.
Atualmente, também é possível incluir período de atividade especial para majoração do valor do benefício.
Além disso, depois da reforma da previdência, que aconteceu em 2019 , as mulheres enfrentam um aumento progressivo na idade mínima para conseguir o benefício, até que em 2023 se chegue a 62 anos como idade mínima para solicitar a aposentadoria.
Outro fator que vale ser observado é que, dentro da categoria de aposentadoria por idade, você pode se encaixar nos requisitos:
- por idade rural;
- por idade híbrida;
- aposentadoria da pessoa com deficiência.
Como você viu, os critérios podem causar certa dúvida , por isso é importante contar com uma consultoria especializada em previdência, pois esse tipo de serviço ajuda a identificar em quais categorias você se encaixa e garantir as melhores condições para sua aposentadoria.
Quais são os documentos necessários para solicitar a aposentadoria?
A documentação exigida para dar entrada em qualquer modalidade de aposentadoria são:
- número do CPF do beneficiário;
- em caso de representante legal, deve haver um termo judicial junto com documento de identificação.
Além deles, outras documentações podem ser solicitadas, a depender da categoria na qual você se encaixa, para comprovar informações como anos de contribuição, tipo de serviço exercido e dados da carteira de trabalho.
Conte com o apoio de uma empresa especializada em aposentadoria, como a Prev Fácil
Para tornar a vida dos cidadãos mais fácil no momento de solicitar o benefício junto ao INSS, a Prev Fácil desde 2000 oferece consultoria previdenciária especializada para quem precisa dar entrada na aposentadoria.
Aqui, você conta com o auxílio dos nossos profissionais para identificar em qual categoria se encaixa e tem acompanhamento especializado desde a solicitação até o momento da aprovação do benefício pelo INSS.
Com a nossa ajuda, você não precisa se preocupar com os processos burocráticos e paga nossos serviços somente após ter certeza de que deu tudo certo com a sua aposentadoria.
Entre agora mesmo em contato conosco, conheça a consultoria gratuita da Prev Fácil e passe por esse momento transformador da sua vida da forma mais tranquila possível!
Bom dia eu trabalho com vendas de produtos de limpeza profissional fazendo testes 3m clientes a mais de 20 anos, gostaria de saber se tenho direito a insalubridade? E tenho no meu CNIS em algumas empresas que não consta a data de saída da empresa mais na carteira de trabalho tem.
Eu faço 65anos em agosto de 2023 e tenho mais de 20 anos de contribuição
Bom dia
completo 63 anos este mes tenho 17 anos de contribuição quando eu poderia dar entrada na minha aposentadoria
Tenho 55 anos, trabalhei 10 como vigilante, e já tem 15 anos que trabalho como porteiro, em qual categoria eu me encaixo?